Fisioterapia

 

A Fisioterapia é uma profissão na área da saúde que se dedica ao estudo do movimento humano e tratamento de suas alterações.

Os principais objetivos são a restituição da capacidade plena de movimento e a prevenção de complicações decorrentes de patologias, acidentes ou o uso inadequado do corpo.

Normalmente, os pacientes são encaminhados para a fisioterapia após a realização de um diagnóstico médico. Baseado neste diagnóstico, o fisioterapeuta realiza uma avaliação detalhada do paciente e estabelece o programa de tratamento.

Várias formas de tratamento podem ser utilizadas nas sessões individuais de fisioterapia, incluindo terapias manuais, massoterapia, aplicação de meios físicos, orientação postural, orientação de exercícios e mobilização de tecidos com auxílio de instrumentos específicos.

O Tratamento

O tratamento em fisioterapia consiste na aplicação de terapias manuais, cinesioterapia e meios físicos.

Terapias Manuais

Várias técnicas podem ser utilizadas. Entre estas, destacamos a Reeducação Postural Global e o Método de Cadeias Articulares e Musculares GDS.

Reeducação Postural Global - RPGReeducação Postural Global (RPG)

A RPG parte da avaliação de grupos de músculos (cadeias musculares) responsáveis pela manutenção da postura, observando que alterações estão interferindo com a postura e causando os sintomas. 0 tratamento consiste na realização de posturas específicas de alongamento, que são mantidas por um determinado tempo. Durante a realização das posturas procura-se obter um melhor alinhamento corporal, o que proporciona um trabalho muscular de alongamento e fortalecimento, bem como o melhor posicionamento das articulações. No decorrer do tratamento, o paciente gradualmente consegue melhorar naturalmente sua postura para a realização de atividades habituais.

 

massoterapiaMassoterapia

Várias técnicas de massagem são utilizadas, dependendo da necessidade do paciente. As principais técnicas são a massagem clássica, reflexa e drenagem linfática.

 

Método de Cadeias Articulares e Musculares GDSMétodo de Cadeias Articulares e Musculares GDS

O método GDS propõe uma abordagem global do ponto de vista biomecânico e comportamental, com o objetivo de promover uma organização corporal e gestos adequados. Através da leitura da postura, das formas do corpo e do gestual, é realizado um trabalho manual que procura equilibrar as tensões entre as cadeias musculares, possibilitar o alinhamento osteoarticular e restaurar a funcionalidade do corpo. Este método fornece meios para que o paciente possa desenvolver sua própria consciência corporal e compreender quais são os exercícios mais indicados para o seu caso.

 

cinesioterapiaCinesioterapia

A cinesioterapia consiste na orientação e execução de exercícios para restaurar ou manter a função ótima do organismo. São orientados exercícios para o ganho de amplitude articular, alongamento e fortalecimento muscular, desenvolvimento de equilíbrio e coordenação.

 

meios físicosMeios Físicos

Várias modalidades de energia física podem ser usadas, com o objetivo de diminuir a dor, tensão e inflamação, e/ou aumentar a força muscular. São utilizados meios térmicos (ultra-som, ondas curtas, compressas frias e quentes) e eletroterapia.

 

Drenagem linfaticaDrenagem Linfática

A Drenagem Linfática Manual (DLM) visa mobilizar o excesso de líquido nos tecidos e possibilitar o retorno do líquido da periferia para o coração. Isto permite a redução do inchaço comumente localizado nos braços e pernas. A característica principal da DLM é a suavidade e leve pressão com que é realizada.

 

crochetagemCrochetagem

A Crochetagem é um método não invasivo que permite atuar sobre regiões onde há perda de mobilidade na interface entre tecidos do aparelho locomotor, liberando o movimento e reduzindo a dor. Utiliza-se de instrumentos em forma de gancho (crochet), que permitem acessar com maior profundidade e precisão o espaço entre os tecidos, inacessivel à mão devido à espessura dos dedos.