Pilates e Gyrotonic

 

Pilates

Criado por Joseph Humbertus Pilates (1883–1967), o Pilates é um método de condicionamento físico que promove o equilíbrio entre corpo e mente, visando o desenvolvimento de um organismo forte, alongado e flexível. Ao permitir aos praticantes uma melhor compreensão sobre o funcionamento de seu corpo, facilita o desempenho das atividades da vida diária, esportiva e profissional.

pilatesVárias disciplinas influenciaram o sistema criado por Pilates, entre as quais a hatha-yoga, exercícios greco-romanos e a meditação zen. Os movimentos são baseados na utilização adequada da mecânica corporal, e sua execução enfatiza a manutenção de uma boa postura e respiração correta. A utilização da musculatura do tronco é especialmente importante, para que a coluna vertebral esteja sempre bem protegida.

A técnica pode ser definida com um programa de reabilitação e/ou condicionamento físico e mental com atividades de solo e aparelhos, no qual o praticante exercita-se ativamente, desenvolvendo força, flexibilidade e resistência. É indicado para todos aqueles que estejam interessados em melhorar seu condicionamento físico, independentemente de faixa etária.

A maioria dos praticantes percebe mudanças em poucas semanas, desde que seja assíduo e consiga manter a concentração durante a
prática.

Sessões individuais e Pilates são recomendadas inicialmente, para que o aluno possa compreender e vivenciar adequadamente a técnica correta e o ritmo da prática. As aulas devem ser sempre supervisionadas por um instrutor qualificado, com certificação para o ensino da técnica.

 

gyrotonicGyrotonic

Os equipamentos e exercícios Gyrotonic foram criados por Julius Horvath em 1982, após vários anos de estudo e autoexploração. Este sistema singular oferece benefícios semelhantes aos da prática de yoga, dança e exercícios de fortalecimento, ainda que não derive diretamente destas modalidades.

gyrotonicO método Gyrotonic propicia o alongamento e fortalecimento dos músculos, com especial atenção à manutenção da estabilidade das articulações.

Os exercícios são executados no equipamento Professional Pulley Tower, que é completamente ajustável e adapta-se ao biotipo de cada praticante. A resistência aplicada também pode ser ajustada de acordo com a força que a pessoa deseje realizar.

O conjunto de roldanas do aparelho permite movimentos fluidos e sem impacto, o que preserva as articulações e previne lesões.

A Professional Pulley Tower possibilita a realização de movimentos espiralados e ondulados, o que aprimora a capacidade de sustentação dos músculos em volta da coluna vertebral e permite o desenvolvimento da percepção do corpo no espaço, com resultante melhora do equilíbrio.

 

Maiores informações: 
http://cgpapilates.com.br
http://atelierdomovimento.com.br
http://www.physiopilates.com
http://www.gyrotonicbrasil.com 

 

 

Responsável Clínico: Dr. Eduardo Sawaya Botelho Bracher CRM 66.050

© 2006 - 2016 - Axis Clínica - Clínica de Coluna - Alto de Pinheiros - São Paulo - Todos os direitos reservados